quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O MUNICÍPIO DE GUIMARÃES

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES: Maranhão/Brasil
Texto e Fotografias: marinelton cruz
Guimarães é um município brasileiro do Estado do Maranhão, Localiza-se a uma Latitude 02º07’59” sul e a uma Longitude 44º36’04” oeste, estando a uma altitude de 41 metros. Sua população é de 12 387 habitantes (Censo 2007). Possui uma área de 598,796 km².
Histórico

Praça dos sagrados Corações: ao fundo o atual fórum; antiga casa de câmara e cadeia

Fachada da antiga casa de Câmara e cadeia

A colonização do município começou no final do século XVI, quando foi construído um forte na Baía de Cumã para vigiar o possível movimento de invasores em direção a Alcântara Ou São Luis. João Teófilo de Barros, que parece ter sido dos primeiros habitantes da região, servindo-se da ajuda de silvícolas, montou a Fazenda  Guarapiranga, e em seus domínios, olarias e foros para o fabrico de farinha;  tempos  depois após seu falecimento a deixou de Herança a seu único Filho o mestiço José Bruno de Barros que em 1755 que já havia se deslocado mais para o centro da sesmaria onde fundou a fazenda da Juçara,em ato de doação passou a Fazenda de Guarapiranga onde hoje situa-se a Cidade de Guimarães em 1758 para os domínios da coroa portuguesa.
Igreja de São José

Doada à Coroa, no decurso de 1758, sua fazenda de Guarapiranga foi o ponto inicial do atual Município de Guimarães. Já no ano seguinte, era fundada a vila, sob a denominação de São José de Guimarães e logo incorporada à comarca de São Luís do Maranhão.
Atraídos pela abundância de peixes, grande leva de estrangeiros, principalmente portugueses, chegou à nova povoação. Fundaram estabelecimentos agrícolas para o plantio de mandioca e cana-de-açúcar e iniciaram a fabricação de cal, usando crustáceos como matéria-prima.
São José: padroeiro de Guimarães

Esta vila é uma das maiores do Estado e com tantos moradores que forma uma companhia

 de auxiliares de oitenta praças" - escreveu Joaquim de Melo e Povoas ao governador em

 1766. E Antônio Corrêa Furtado de Mendonça, procurador-geral dos índios, trinta anos dep


Monumento na praça dos Sagrados Corações
ois asseverava: "A vila de Guimarães do

Cumã desta capitania pode servir de 

exemplar que é a única vila de índios que se

 acha em grande adiantamento, na qual já se


Devoção à São José
acham muitos índios com bens e 

possuidores de escravos."

Somente em 1838, porém, é que se instalou

 a primeira escola, e em 1847, a Agência Postal.

Segundo o quadro administrativo vigente em 31 de dezembro de 1955, Guimarães compõe-

se de 3 distritos: Guimarães, Mirinzal e Muiraneu.

Formação Administrativa
Casa Dias Vieira

Distrito criado com a denominação de Guimarães, pela provisão de 23-03-1758.
Elevado à categoria de município com a denominação de Guimarães, pela lei provincial nº 7, de 29-04-1835. Sede na Vila de Guimarães.

Em divisão administrativa referente ao ano 

de 1911, a Vila é constituída do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a 

denominação de Guimarães, pela lei 

estadual nº 885, de 26-02-1920.

Em divisão administrativa referente ao ano 

de 1933, o município é constituído do distrito

 sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, são criado os distritos de Mirinzal e Mairaneu e

 anexado ao município de Guimarães.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: 

Guimarães, Mirinzal e Muiraneu.
Casa Paroquial

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2175, de 26-12-1961, desmembra do município de Guimarães o distrito

de Mirinzal. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos:

Guimarães e Muiraneu.
Pela lei estadual nº 2378, de 09-06-1964, desmembra do município de Guimarães o distrito

 de Muiraneu. Elevado à categoria de município com a denominação de Cedral.

Em divisão territorial datada de 1-I-1978, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Gentílico: vimaranense
Fonte: Biblioteca IBGE

Fundação: 19 de janeiro de 1758
Altitude:41 metros
População: 12.878 habitantes (IBGE)
Número de eleitores: 9.081 (Eleitorado de 2006)
Área: 616,6 km²
Densidade demográfica: 20,89 hab/km²
Coordenadas Geográficas: 02º07’57” Lat. S e 44º36’04” Long. W (Pirâmide)
Posição distante da Capital rumo N.N.O em linha reta: 54 km
Clima: quente e úmido, com chuvas de dezembro a julho
Criança Vimarense


Gentílico: Chama-se quem nasce no Município de Guimarães, vimaranense, vimarense ou guimarantino. Os dicionários Aurélio, Barsa e Houaiss não registram o gentílico "vimarense", o termo mais popular.
O musico tradicional  Sr. Valdir: Personalidasde Vimarense
Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, da Enciclopédia Barsa, o verbete “vimaranense” significa “relativo a Guimarães, cidade e município do Maranhão. Pessoa natural desse município”.
Um Quilombola do povoado  Puca
De conformidade com Érico Veríssimo (Solo de Clarineta, vol II, pág. 178) a denominação “Guimarães originou-se do germânico
 wimara, de onde resultou Guimara (cavaleiro combatente).
Outra Personalidade
A palavra
 vimaranis é conhecida na Europa desde 1258, e, com o tempo, aportuguesadamente Guimaraens e, ainda, Guimarães.
Localização
Porto de Guarapiranga
O Município de Guimarães possui 598,8 Km²  ocupando a 156° posição em relação a extensão no Estado; esta localizado no Litoral Ocidental do Maranhão fazendo parte da Mesorregião Norte Maranhense- Microrregião Geográfica do Litoral Ocidental Maranhense – Região da Costa Amazônica do Maranhão.
Limita-se ao Norte com o Município de Cedral, a oeste com os Municípios de Mirinzal e Central do Maranhão, ao sul com Central do Maranhão e Bequimão a Lester com o Município de Alcântara e o Oceano Atlântico.
Educação
Em 2010 o município matriculou 2.310 alunos e na rede Estadual 1.270, totalizando 3.580 alunos. A maioria das Escolas Municipais estão localizadas na zona rural do num total de 29 escolas e três na zona urbana. As escolas estaduais são sete ,sendo 3 na zona urbana e 4 quatro na zona rural.
Os alunos matriculados estão distribuídos em creches, pré escolas e escolas de ensino fundamental, todas no âmbito da educação municipal; na educação estadual estão os estabelecimentos que atendem ao ensino médio e a EJA.
O corpo docente corresponde a 172 professores que atuam na educação municipal , nos turnos matutino e vespertino, e 104 na rede estadual nos turnos matutino, vespertino e noturno.  Exi8ste transporte escolar para os alunos da educação municipal e estadual, assim como a distribuição de material escolar. Fardamento é distribuído para os alunos da rede municipal em algumas escolas existem laboratórios de informática e bibliotecas.
No município há ensino superior ministrados pelos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA--, Ciências Naturais e Exatas, Filosofia, e educação física pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA, Biologia, Matemática e Química pelo IFMA.
Ambiente Físico
A geologia do município é na sua maior parte de formação Itapecuru arenitos finos , avermelhados e róseos, cinza argilosa, geralmente com estratificação horizontal; na parte Nordeste, próximo ao litoral aluviões marinhos cujos depósitos recentes são constituídos por cascalhos, areias e argila consolidadas.
Vestigios Pré Histórico
Quanto a geomorfologia esta enquadrada no litoral em rias que afogadas foram convertidas em planícies aluviais, e são emolduradas extremamente por pontões lodosos e Ilhas que se formaram pela ação das marés. A parte externa é representada principalmente, pelas planícies de mangue e por tabuleiros de sedimentos intemperizados/ laterizados da formação barreiras e planície de mangue.
Exuberante Manguezal
Nos solos estão presentes latossolos amarelos, dominantes no município. São solos profundos e muito profundo, bem drenados, com textura variando de média a muito argilosa. São ácidos, porosos, friáveis, de cores variando do amarelo ao vermelho e solos indiscriminados de mangue; são solos mal drenados, com alto conteúdo em sais minerais provenientes da água do mar e do composto de enxofre com textura variando desde argilosa até arenosa ao longo da faixa costeira.
Diversidade nas espécies de peixes
O clima é tropical úmido, com dois períodos – Chuvosa de Janeiro Junho e estiagem de Julho a Dezembro e apresenta moderada deficiência hídrica entre os meses de Julho a Setembro.A temperatura media anual é sempre superior a 18ºc, sendo que a soma da evapotranspiração potencial, nos três meses mais quentes do ano é inferior  a 48%. A umidade relativa do ar anual é sempre superior a 82%. Em relação aos totais pluviométricos,apresentam entre 2000 e 2400 mm anuais, com temperatura média anual superior a  27ºC.
A cobertura vegetal primitiva era de mata tropical, que devido a sucessivos desmatamentos se apresenta atualmente, como mata secundaria formada principalmente pela mata de cocais. A margem dos rios está a mata ciliar e ao longo do curso inferior e na orla marítima com vegetação que ocupa normalmente ambiente salinos e salobros, instalando-se nas áreas que sofrem influencia das marés.
Em relação aos recursos hídricos o município faz parte  das bacias hidrográficas do Rio Pericumã e Gepuba com afluente  Arapiranga, guarapiranga, Nazaré, Siribeira, Grande e Bizal.
O Município encontra-se encravado nas reentrâncias e Baixada Ocidental Maranhense, é parte integrante da Costa Amazônica do Maranhão.
Espaço Urbano
Linda praça no Centro da Cidade
O espaço urbano do município é composto por 73 ruas. 
a maioria das ruas encontram-se calçadas com pedra e cimento o ameniza o calor nas ruas em dias ensolarados enquanto 06 estão asfaltadas
Patrimônio arquitetônico
Casarios da arquitetura colonial
O município de Guimarães representa com sua arquitetura um vasto patrimônio colonial na região das reentrâncias maranhense, o segundo município mais antigo tem um conjunto de prédios no centro da cidade muito bem conservados mostrando a tradição da construção civil colonial portuguesa. As ruínas de pedras presentes nas diversas partes da cidade, nos alicerces de prédio como a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e próximas da Praça da Matriz juntamente com a conjunto de prédios como a Casa de Câmara e Cadeia a Igreja de São Jose fundada no inicio do século XVIII pelo primeiro proprietário da Fazenda Guarapiranga João Teófilo de Barros, o Edifício José Bruno de Barros, (Grêmio Cultural vimarenses Fundado em 1959)  casa Dias Vieira, Casa Paroquial, dentre outros monumentos particulares distribuídos pelo centro da Cidade.
Espaço Rural
O espaço rural esta distribuído nas seguintes comunidades: Sítios: Andirobal,Baiacu-Mirim,Baixa grande,Barreiro,Bela Alegria, Bitiua,Bolivia II, Cachoeira,capa, Capitiua,Caputera,Caranguejo, Creolina,Egito,Encontro,Engenho, Entre Rios, Ferreira,França, Guadalupe, Itapecuru,Itapéua,Itapiranga, Janão,Jandiritiua,Jenipapo, Jerico, Marmorana,Mirinzal Meritiba, Monte Alegre, Nazaré, Nova Estrela ,Paquetá,Peri de Caxias, Peri de Goulart,, Peri do meio, Pindobal,Ponta do Camassaú,Porto das cabeceiras,Porto de Baixo, porto das cabeceiras, Porto do Coroatá,Porto do Macajubal, Porto do Rosario, Porto do Tupinambá, Primavera, Recanto, Recreio II,Respira,Rio da Prata, Salinas,Santa Catarina,Santa Cruz,Santa Luzia,Santa Rita dos Cardosos,, Santa Vitoria, São Benedito,São João, São José , São Pedro, São Vicente, Sertão, Siribeira, Sumidouro, e Zaranza.
Povoados: Biacu-Açu, Boa esperança, Cajá Bom, Carapira, Caratiua,Ceará, cumom, Damasio guajerutiua,Guarimandiua, Jenipauba,Jepuba, Lago do Sapateiro, Maçarico,Pareaua, Ponta do Aruoca, Prata , Puca,Santo Antonio e Vila Nova.