quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Bastardos"Arte Naval

A vela maior é principal, a menor secundaria serve par auxiliar no governo da embarcação
Fotos e texto: marinelton cruz
 BASTARDOS NO MUNICÍPIO DE CURURUPU NO MARANHÃO


O patrimônio naval do Estado do Maranhão apresenta mais uma particularidade excepcional: trata-se de um modelo de embarcação tradicional desenvolvida durante a primeira metade do século XX, nas reentrâncias maranhenses.

Esta canoa de casco igual aos das pequenas embarcações de propulsão a remo, usadas na pesca artesanal de subsistência, foi equipada com uma vela singular, feita especialmente para navegar pelo canais internos das reentrâncias; esta vela, possui um formato triangular em escaleno, sendo que a parte alta da diagonal é a mais protuberante: isto permite que as rajadas que passam a cima das copas dos mangueiros sejam captadas, evitando as calmarias ocasionais em certos sentidos e curvas, dos caudalosos canais internos.


O Bastardo é uma embarcação de propulsão a vela e a remo, própria para trafegar nas águas dos caudalosos furos e canais que desembocam nas famosas rias nos limites das desembocaduras dos rios que deságuam nas inúmeras baias das reentrâncias maranhenses.

O Município de Cururupu detém a maior frota deste modelo naval. Em função das particularidades da navegação; talvez por ser o município, que detêm a maior porção dos canais internos das reentrâncias na região. Como dito acima, nas região o vento sopra por cima das copas dos manguezais e exige que as velas das embarcações que circulam pela região, sejam alongadas para cima a fim de poder captar as rajadas que sopram rente as copas do mangal: este fenômeno  é específico das reentrâncias.
                                                                                                                                                                                                                                                         
no detalhe, moitões; peças artesanais de conexões dos cabos.



A plasticidade e a simplicidade do artesão navegador. 




O Bastardo é uma embarcação construída com tabuas sob cavername, sem quilha, medem 6 metros de comprimento em media. Utilizado nas modalidades da pesca artesanal o como; zangaria rede de lanço, curral, tapagem de igarapé, Fuzarca e outras em menor escala. O Formato da estrutura é igual a das canoas feitas na região das reentrâncias, é feita com cavernas de três paus cuja quantidade varia de acordo com o comprimento da embarcação, já o formato das cavernas é diferenciado e apresenta um desenho arredondado que vai determinar o fundo que é arredondado, não possui quilha.


Mais arte


É governado por um leme feito de tabua: o leme é removível e regulado de acordo com a necessidade da navegação: o leme pode ser calado em duas dimensões; leme todo e meio leme. Quando o bastardo esta sendo impulsionado apenas por remos e vogas o leme pode esta calado (calado no sentido da media d’água que a embarcação precisa para navegar) ou não; navegando a vela, este é regulado na popa da embarcação de acordo com a profundidade das águias navegáveis pelo bastardo, em águas de maior profundidade ou em mar aberto com forte circulação dos ventos, é usado o leme todo e em águas rasas é usado o meio leme.


O bastardo tem o formato de casco da canoa costeira, porem com convés aberto atravessado por bancos ao meio: possui um mastro que serve para suportar uma verga da vela principal e um cabo da vela secundaria; as velas são em formatos retangulares, a principal é sustentada por uma verga, a secundaria é segura com um cabo que vai do mastro para a proa.
O bastardeiro e seu cotidiano

detalhe


O bastardo vem sofrendo mudanças, e assim, perdendo sua principal característica a vela auxiliada por um mastro que dar suporte para a verga que é a principal sustentação da panagem da vela principal.

O bastardo já possui um descendente O “Esfola” possui o mesmo casco e as mesmas velas do bastardo porem perde o mastro e modifica os arreios ou as “encalças”(peças formadas de moitões e cabos que servem para dar sustentação as velas e beleza nas embarcações: pois estas formam uma decoração ao estilo desta especificidades da navegação). O “Esfola” oferece mais praticidade para navegar que o bastardo o içamento da vela do bastardo é necessário três pessoas no “Esfola apenas uma suspende a vela por meio das inovações introduzidas no processo. Outro fator que contribui para o acelerado processo de extinção do bastardo é a evolução tecnológica com à introdução da maquinaria motorizada nas embarcações de pequeno porte no litoral.


Os bastardos, que para sua utilização e navegação precisa de no mínimo três pessoas, com a motorização as embarcações do mesmo porte passaram a navegar com apenas uma pessoa: a vela e os remos do bastardo, agora foram substituídas por um motor rabeta.




Eis a aventura 

Continua

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