quinta-feira, 29 de março de 2012

10 ANOS DO CENTRO DE PESQUISA DE HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão: um marco de resistência no resgate, divulgação e proteção dos bens patrimoniais do Maranhão.  

          O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura, comemora oficialmente no dia 27 de Março, 10 anos de implantação pioneira no Estado onde desenvolve por intermédio de seu corpo técnico, atuando nas áreas de Paleontologia, Arqueologia e Etnologia, ações voltadas ao conhecimento, valorização e preservação patrimonial, tais como, atualmente na área de Arqueologia: levantamento de sítios de arte rupestre, o estabelecimento do processo de ocupação Tupiguarani no estado e o projeto “Vivendo sobre as Águas” coordenado por Deusdédit Carneiro Leite Filho  que retoma o tema as estearias do Maranhão, sítios arqueológicos locais singulares na Arqueologia Brasileira.

             Entretanto, desde a sua fundação, o CPHNAMA inaugurou a prática sistemática, até então inexistente no Estado, de pesquisas de salvamento, monitoramento e resgate de sítios no interior e na capital onde foi realizada a primeira escavação arqueológica no Centro Histórico de São Luís. Paralelamente, o órgão vem incrementando intercâmbios institucionais com a participação de sua equipe em projetos de parcerias nacionais, como também oferecendo apoio e endosso institucional a pesquisas de Arqueologia de Contrato. No âmbito profissionalizante tem orientado estagiários universitários que em sua maioria hoje formam a nova geração de pesquisadores locais.
 Em associação aos trabalhos de pesquisa nas mencionadas áreas afins a instituição empreende ações de educação patrimonial junto à comunidade, escolas e universidades por intermédio da produção e distribuição de material didático informativo, organizando eventos e assessorando a realização de feiras culturais.
Esse gerenciamento dos recursos patrimoniais maranhenses abrange sob a mesma orientação, voltada à construção do conhecimento e salvaguarda dos bens patrimoniais do estado, a localização, inventário e estudo dos sítios paleontológicos do Maranhão.
No que se refere à Etnologia, o CPHNAMA, vem sistematicamente realizando pesquisas e divulgando a cultura material, as festas e cerimônias tradicionais que caracterizam as etnias indígenas presentes no Maranhão, celebradas anualmente no evento “Semana dos Povos Indígenas no Maranhão” desde 2007. Tal evento tem contribuído para dar visibilidade à grande diversidade lingüístico-cultural dos Tenetehara, Ka´apor, Awá, Gavião, Krikati, Canela, Timbira e Krenyê
             Ao longo dos 10 anos de existência, a instituição recebeu um público visitante superior a 75.000 pessoas compreendendo freqüentadores locais, interioranos, nacionais e estrangeiros aos quais foram disponibilizados três espaços expositivos temáticos com monitoramento especializado e acesso para pesquisa à Biblioteca Olavo Correia Lima, cujo acervo compreende bibliografia especializada nas áreas de abrangência institucional.  
             Em tempos atuais quando somos diariamente surpreendidos por inovações tecnológicas revolucionárias acompanhadas por uma crescente valorização do futuro, há que se considerar uma missão de resistência fazer visíveis as marcas de presenças antigas, vestígios de memórias esquecidas e audíveis as vozes do passado para reconhecê-lo como alicerce fundamental na formação e afirmação da identidade maranhense.    
Rua do giz, 59 – Centro Histórico de São Luis-MA
(98)3218-9908/32189906
Aberto das: 8 as 12/14 as às 18h
EQUIPE TÉCNICA
Coordenação geral: Deusdedit Leite Filho;
Paleontologia:Agostinha Araujo Pereira;

Arqueologia: Deusdedit Carneiro Leite Filho;Etnologia: João Damasceno Figueiredo Junior




Nenhum comentário:

Postar um comentário